São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A contragosto, Lula vai declarar apoio a Erundina

Líder petista discordou da estratégia da campanha em SP

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Contra a sua vontade, Luiz Inácio Lula da Silva decidiu participar mais ativamente da campanha de Luiza Erundina (PT) à Prefeitura de São Paulo. Na próxima segunda-feira, faz gravação para ser usada no programa de TV da petista.
Além da gravação, Lula também acompanhará a candidata em atividades de rua. O comando da campanha quer a presença do líder do PT na visita a portas de fábricas que Erundina fará na próxima segunda-feira de madrugada.
Se dependesse de Lula, ele não participaria da campanha. Ele não gostou da estratégia "light" montada inicialmente por marketeiros de Erundina. Na avaliação deles, a petista perderia votos se aparecesse na TV ao lado do líder do PT.
Com a mudança da estratégia, membros do comando da campanha passaram a pedir a presença de Lula. Achavam que ele atrairia votos de uma faixa do eleitorado ainda não identificada com Erundina.
Em conversas internas no PT, Lula tem dito que se sentiria melhor fazendo campanha de petistas em que ele acredita. Por isso, tem subido em palanques até de candidaturas que o PT discordava, como a de Chico Alencar, no Rio.
Marco Aurélio Garcia, membro da direção nacional na campanha de Erundina, diz que Lula sempre "esteve disponível" para ajudar. "Mas quem não é convidado não fica se oferecendo." "A participação dele nunca foi solicitada", afirmou. Pedro Dallari, da coordenação da campanha, discorda. "Isso não é verdade. Lula tem participação na hora que quiser."

Texto Anterior: Sem reforma
Próximo Texto: Fraudadora será julgada dia 9 nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.