São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índices de crimes são baixos

DE BUENOS AIRES

Mesmo com o aumento da violência registrado em Buenos Aires e nos arredores, a capital argentina continua com índices baixíssimos de criminalidade, se comparados aos de outras grandes cidades da América Latina.
Em Buenos Aires, os homicídios chega a perder para os suicídios no ranking das principais causas de morte. No ano passado foram registrados 190 assassinatos, praticamente um a cada dois dias. Já o número de suicídios foi 77,9% maior (338). A capital tem 2,9 milhões de habitantes.
O principal indício da "crise de segurança" de que fala o governador de Buenos Aires, Eduardo Duhalde, é o aumento da delinquência juvenil em todo o país.
Desde o início do mês, a imprensa argentina registrou o envolvimento de 58 menores de 21 anos em 31 crimes, que deixaram um total de 18 vítimas fatais.
Segundo as estatísticas do Ministério da Justiça, menores de 21 anos foram responsáveis por 30% dos homicídios cometidos na capital e na Grande Buenos Aires entre 1991 e 1995.
A reforma anunciada por Duhalde não atende, porém, à principal exigência da população: 70% dos moradores da Grande Buenos Aires querem leis mais severas para combater a criminalidade, segundo uma pesquisa do Centro de Estudos União para a Nova Maioria.

Texto Anterior: Morador de Buenos Aires vigia polícia
Próximo Texto: Governo dá prioridade a técnica no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.