São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistano quer rodízio em setembro

59% são favoráveis à prorrogação

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos paulistanos quer que o rodízio de veículos, previsto inicialmente para acabar amanhã, continue por mais tempo, segundo pesquisa Datafolha realizada ontem.
Hoje a Secretaria de Estado do Meio Ambiente deve anunciar se prolonga o rodízio até setembro, possibilidade prevista na lei que criou a operação.
A pesquisa entrevistou 1.598 pessoas, inclusive não-usuários de automóvel. A opinião dos paulistanos que têm carro está dividida: os que são a favor representam 49% do total e os contra, 50%.
A maioria dos eleitores do candidato José Serra (PSDB), do mesmo partido que o secretário de Estado do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, aprova a continuidade do rodízio. Nesse grupo, 38% rejeitam a prorrogação.
A tendência dos eleitores de Serra praticamente não difere da manifestada pelos demais paulistanos. Entre os que votam em Celso Pitta (PPB), líder na pesquisa Datafolha de intenção de voto, 59% são a favor do prolongamento -índice que sobe para 62% entre eleitores de Luiza Erundina (PT).
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
A preferência pela continuidade do rodízio cresce entre pessoas de menor renda, que costumam utilizar mais o transporte coletivo.
Entre o grupo de renda de até dez salários mínimos, 62% querem a prorrogação do programa. A preferência cai para 52% no grupo familiar que ganha mais de 20 salários mínimos.
Continuidade
Na Secretaria do Meio Ambiente, a tendência é pelo encerramento do rodízio amanhã, após várias reuniões feitas pelos técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) nos últimos dias.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou que a frente que está sobre a capital favorece a dispersão de poluentes -principal fator para a decisão, segundo Cláudio Alonso, gerente de qualidade ambiental da Cetesb.

Texto Anterior: 'Levei chave de braço e fui imobilizada'
Próximo Texto: Embriaguez pode cassar habilitação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.