São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embriaguez pode cassar habilitação

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, na última terça-feira, o projeto de lei que estabelece a cassação da carteira de motorista, por cinco anos, quando o condutor for flagrado em estado de embriaguez alcoólica pela segunda vez.
O projeto, do deputado Carlos Mosconi (PSDB-MG), havia sido aprovado antes em todas as comissões técnicas da Câmara.
Como tinha caráter terminativo na CCJ, segue direto para o Senado. Se aprovado sem modificações, vai à sanção presidencial.
Hoje, o Senado deve votar o novo Código Nacional de Trânsito, em turno suplementar. O texto terá que voltar à Câmara para segunda apreciação. O projeto ficou pouco mais de um ano na Câmara e completa quase três no Senado.
Trânsito de Brasília
O governo do Distrito Federal anunciou ontem uma série de medidas para diminuir o número de acidentes e de mortos no trânsito em Brasília e nas cidades-satélites -em especial os atropelamentos.
Nos primeiros sete meses deste ano, houve 20.638 acidentes de trânsito no DF, com 265 mortes. Desse total, 123 (46,4%) foram vítimas de atropelamento, contra 77 (29%) vítimas de colisão.
A principal meta é reduzir a velocidade dos veículos. Pelo traçado urbanístico da cidade, é fácil para um veículo desenvolver velocidade acima da permitida.
Para evitar isso, serão instaladas mais 64 barreiras eletrônicas (hoje são apenas quatro) em vários pontos e registradores de avanço de sinal vermelho (sistema que fotografa o carro que avançar o sinal).
Serão colocadas mais 4.000 placas de sinalização, além de uma campanha de educação na TV. Todas as passagens de pedestres terão um levantamento de pista de 5 cm e serão pintadas em cor berrante.
Recursos humanos
A PM de Brasília ganhou ontem mais 220 homens para o Batalhão de Trânsito -que tem 550 policiais. Foram compradas ainda 56 motos e 10 veículos especialmente para o controle da velocidade.
A partir de hoje, a população poderá denunciar veículos que excedam a velocidade ou desrespeitem as leis de trânsito pelo telefone 156. Os motoristas vão receber, em casa, uma advertência do Departamento de Trânsito.

Texto Anterior: Paulistano quer rodízio em setembro
Próximo Texto: Prefeitura quer privatizar Zona Azul e parquímetros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.