São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote argentino passa em comissão

DANIEL BRAMATTI
DE BUENOS AIRES

O pacote fiscal do ministro da Economia da Argentina, Roque Fernández, superou ontem a primeira etapa da tramitação no Congresso. As medidas foram aprovadas na Comissão de Orçamento e Fazenda da Câmara dos Deputados, controlada pelo Partido Justicialista (situação).
A votação no plenário está prevista para a próxima quarta-feira. As chances de aprovação cresceram após as mudanças feitas na Comissão de Orçamento, que devem garantir mais arrecadação de impostos para as Províncias.
Pouco depois da votação na comissão, chegaram à Praça do Congresso milhares de manifestantes contrários ao pacote. Houve uma fusão de passeatas de diferentes grupos: funcionários públicos, aposentados, artistas e estudantes.
Os artistas protestavam contra a imposição de IVA (Imposto sobre Valor Agregado) nos ingressos para espetáculos públicos -medida anulada pelos deputados.
Os funcionários públicos, filiados à central sindical CTA (Congresso dos Trabalhadores Argentinos), manifestaram apoio à convocação de uma greve geral.
Os empresários não saíram às ruas, mas também manifestaram seu descontentamento. Eles criticaram a decisão do Congresso de duplicar a alíquota do Imposto sobre Bens Pessoais -conhecido como imposto sobre a riqueza-, de 0,5% para 1%.

Texto Anterior: Rombo (verdadeiro) da crise (falsa) dos bancos
Próximo Texto: Dornelles e Fazenda têm confronto sobre as micros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.