São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Magos dos efeitos caçam talentos em SP

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dois dos maiores magos dos efeitos especiais estão no Brasil em busca de novos talentos para trabalhar na Digital Domain, empresa norte-americana de computação gráfica -responsável, entre outras coisas, pelas emocionantes cenas de "Apollo 13".
O italiano Filippo Constanzo, 37, e o norte-americano Henry Anderson, 37, chegaram ao Brasil há uma semana. Deram palestras, acompanharam o Anima Mundi (mostra internacional de animação) e visitaram várias produtoras.
"Estamos procurando profissionais que, além de gerar imagens no computador, consigam dar vida aos personagens. Para isso, é preciso conhecer mais do que a técnica", diz Constanzo.
Atualmente, os dois estão trabalhando na produção dos efeitos especiais de três filmes, que serão lançados no próximo verão norte-americano: "Titanic", de James Cameron, "The Fifth Element", de Luc Besson, e "Dante's Peak", de Roger Donaldson.
O mais complicado até agora, segundo eles, tem sido "Titanic", um remake do filme homônimo lançado em 1953. Na versão do diretor de "True Lies", o naufrágio serve de pano de fundo para um caso de amor entre Leonardo di Caprio ("Diário de um Adolescente") e Kate Winslet ("Razão e Sensibilidade").
Coca-Cola
"Usamos maquetes do Titanic que têm entre três e cinco metros de comprimento. No total, são três sets de filmagem. É bastante trabalhoso", explica Anderson, criador do urso polar dos comerciais da Coca-Cola e, mais recentemente, dos sapos da cerveja Budweiser.
Além disso, os personagens coadjuvantes de "Titanic" são gerados pelo computador. Constanzo conta que há cenas em que aparecem mais de 200 figurantes -todos virtuais.
O filme de Luc Besson, com Bruce "Duro de Matar" Willis, terá como cenário uma Nova York futurista, com direito a táxis voando por entre aranha-céus.
Já para "Dante's Peak", cujo tema é a erupção de um vulcão, os dois prometem cenas emocionantes, "com muita lava e fumaça".
Quem quiser saber mais a respeito dos filmes vai ter que esperar que fiquem prontos: "Não podemos dar mais informações".
O projeto mais ambicioso da Digital Domain -e também o mais secreto- é o próximo filme de James Cameron, ainda sem previsão de lançamento.
Constanzo e Anderson apenas adiantam que o título é "Avatar" e que "o desafio será tão difícil quanto 'Guerra nas Estrelas'".
"Um dos motivos de estarmos aqui é justamente encontrar gente talentosa para nos ajudar nessa superprodução", revelam.

Texto Anterior: Jean-Luc Godard tenta chegar a Sarajevo
Próximo Texto: Carreño brilha na estréia do American Ballet Theatre no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.