São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP vai pesquisar efeitos da poluição

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

O laboratório de poluição ambiental da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) vai coordenar, a partir de outubro, uma pesquisa inédita no Brasil para quantificar os efeitos que a poluição emitida pelos carros causa à saúde humana.
Os resultados parciais serão utilizados na elaboração da Operação Rodízio 97 que, segundo a proposta do governo estadual, deve ocorrer entre maio e agosto.
O estudo será feito com alunos do primeiro grau da rede estadual de ensino de São Paulo e deve durar um ano.
Os pesquisadores vão escolher 200 crianças de quatro escolas, sendo cem sadias e cem que apresentem propensão a contrair doenças respiratórias (principalmente asma, bronquite e rinite alérgica).
Cada aluno receberá um aparelho para que faça a medição diária de sua própria capacidade respiratória. Os dados serão apurados e comparados.
A intenção da pesquisa segundo sua coordenadora, a pós-graduanda Joya Correia, 29, é verificar possíveis alterações na função pulmonar das crianças sadias em função de mudanças na concentração de poluentes, durante o inverno.
"Acredito que as crianças analisadas apresentarão diversas alterações, sintomas semelhantes aos verificados na pesquisa com camundongos", disse Correia.
Camundongos
Um estudo da USP realizado em 1992 utilizou dois grupos de camundongos. Um deles foi colocado no centro de São Paulo. O outro, em Atibaia (65 km de SP).
Os camundongos que ficaram em Atibaia não sofreram nenhuma alteração celular. Já os que ficaram em São Paulo, expostos aos poluentes, tiveram mudanças.
"Eles tiveram alterações no batimento cardíaco e ficaram mais sensíveis a substâncias cancerígenas", afirmou Correia, que também é professora da Faculdade de Mogi das Cruzes.
Os dados parciais colhidos nessa pesquisa serão usados na elaboração da Operação Rodízio 97, já que permitirão avaliar os efeitos dos poluentes no organismo humano e seus agravamentos durante o inverno, período do programa.

Texto Anterior: Feldmann promete maior rigor
Próximo Texto: Caça-fumaça registra recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.