São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taviani encenam batalhas do amor

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Para explorarmos referências cinematográficas recentes, "Afinidades Eletivas", dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, desenvolve uma trama amorosa como a de "O Quatrilho", de Fábio Barreto, na mesma locação deslumbrante (a Toscana italiana) de "Beleza Roubada", de Bernardo Bertolucci. As semelhanças, em um e outro caso, felizmente terminam aí.
"Afinidades Eletivas" é uma elegante e precisa versão cinematográfica do romance homônimo publicado em 1809 por Goethe (1749-1832).
Os irmãos-cineastas adaptaram-no para as câmeras apostando tudo no poder do quarteto de personagens centrais, naquele que Carpeaux definiu como um dos pioneiros romances psicológicos da literatura européia.
Num texto para o catálogo do festival de Cannes deste ano, os Taviani foram diretos ao comentar a opção pelo livro: "1. Queríamos contar uma história de amor; 2. Queríamos nos aproximar do mistério das "Afinidades Eletivas", na natureza e nos homens; 3. Sempre amamos a obra de Goethe, onde podemos encontrar todas as batalhas do amor".
Reencontro e decomposição
Está tudo lá. A trama concentra-se no alegre reencontro e na trágica decomposição de um casal em pleno período napoleônico (início do século 19).
O barão Eduardo (Jean-Hughes Anglade) e Carlota (Isabelle Huppert) estabelecem um casamento tardio que parece perfeito, mas não tarda em exibir suas fissuras.
As chegadas de Otto, um arquiteto amigo (Fabrizio Bentivolglio), e da enteada de Carlota, Ottilie (Marie Gillain, de "A Isca"), catalisam a queda ao pôr em marcha uma ciranda amorosa.
Natureza e racionalismo
O paralelo é famoso: afinidades eletivas é o fenômeno por meio do qual elementos químicos rompem pares tradicionais para formarem novas combinações quando expostos a novos elementos.
As leis da natureza derrotam assim o ainda fresco racionalismo iluminista. Talvez desde "As Ligações Perigosas" (1988) segundo Stephen Frears as inconstâncias do coração não tenham sido tão argutamente filmadas.

Filme: Afinidades Eletivas
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Com: Isabelle Huppert, Jean-Hughes Anglade, Fabrizio Bentivolglio e Marie Gillain
Quando: a partir de hoje nos cines Estação Lumière 2 e Cinearte 2

Texto Anterior: 'Tormenta', de Ridley Scott, morre na praia
Próximo Texto: Woody Allen luso revela fetiches
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.