São Paulo, sábado, 21 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS DEMOCRACIA

Em que pese ainda a juventude da democracia brasileira e alguns episódios lamentáveis de manipulação e fraude que em certa medida podem ocorrer nas mais diversas regiões do país, é auspicioso observar que, em meio às campanhas para as eleições municipais, o Brasil continua a amadurecer politicamente.
Citando um exemplo entre muitos que poderiam ser levantados, a discussão sobre o projeto apelidado de "Fura-Fila" mostrou que hoje não passam incólumes peças de propaganda que se mostram bastante inconsistentes.
Após uma ascensão meteórica nas pesquisas, atribuída grandemente ao marketing, o candidato do prefeito Paulo Maluf, Celso Pitta, vê seus resultados de intenção de voto desinflarem à medida que as propostas específicas do candidato, além de vários aspectos da administração Maluf, vão sendo analisados mais detalhadamente por partidos políticos, pela imprensa e por especialistas.
A pequena cidade alemã de Essen, citada como exemplo do "Fura-Fila" por Pitta, foi visitada pela Folha, que constatou que a experiência lá feita, além de extremamente modesta, é considerada inviável e está prestes a ser desativada.
O essencial é que já não se pode, ao menos em cidades como São Paulo, dizer qualquer coisa à sociedade apenas no intuito de ganhar votos. Há já uma certa vigilância, que obriga a um mínimo de respeito para com a população.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado à campanha de Francisco Rossi, candidato que saiu prometendo acabar com todos os menores de rua num prazo de 180 dias, o que, obviamente, é altamente improvável.
Desses episódios, o fundamental a constatar é que o avanço da democracia conduz a um saudável debate que explicita opções e depura versões propagandísticas.

Texto Anterior: ATRÁS DO EMPREGO PERDIDO
Próximo Texto: DEFLAÇÃO É BOM?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.