São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é acne?

Maria Luzia Bolzan, 30, dona-de-casa, São Bernardo do Campo (SP)

José Eduardo Costa Martins, da Faculdade de Medicina da USP, responde:
"O acne é uma enfermidade cutânea do folículo pilo-sebáceo frequente na adolescência, podendo ocorrer também em outras faixas etárias. Pode variar desde lesões mínimas até lesões graves, que formam cistos.
"O acne vulgar tem um componente genético muito importante e se deve a um aumento da secreção sebácea por influência de hormônios, especialmente os andrógenos. Os andrógenos promovem o aumento da atividade das glândulas sebáceas, o que leva a alterações nos folículos pilo-sebáceos e a inflamações. "Medicações como substâncias iodadas, cortisona, substâncias antituberculosas e antiarrítmicos também podem levar ao desenvolvimento da enfermidade.
"Alguns microorganismos, como algumas espécies de levedura, são capazes de alterar os ácidos graxos presentes no sebo. Esses ácidos graxos transformados são irritantes e podem levar ao desenvolvimento e agravamento dos acnes. "

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Ciência e religião podem ser conciliadas
Próximo Texto: Perfumes naturais das plantas atraem insetos para a morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.