São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfume de repolho e de rosa repele pulgão

DA "NEW SCIENTIST"

Horticultores costumam plantar arbustos aromáticos perto de seus vegetais na esperança de confundir as pragas e mantê-las longe de suas plantas. No entanto, os resultados obtidos com essas plantas "companheiras" não são muito eficazes ou práticos quando se trata de uma plantação grande. Além do mais, tomam muito espaço.
Para obter um escudo aromático mais eficiente, o pesquisador britânico John Picket está listando os odores reconhecidos pelos pulgões (além dos deles próprios): os dos alimentos preferidos ou detestados por esses insetos.
Picket usa eletrodos microscópicos (que detectam e captam corrente elétrica) para registrar a atividade dos nervos das antenas dos pulgões. Desse modo, o pesquisador testa a reação olfativa dos insetos -negativa ou positiva- a cada odor.
Como o pulgão é repelido pelo aroma dos "pratos" que rejeita, as plantações podem ser disfarçadas com esses perfumes.
Assim, pés de feijão, adorados pelos pulgões Aphis fabae, podem ser disfarçados de repolhos quando se espalha o aroma desses vegetais -crus- entre os feijoeiros. O fabae detesta repolho.
Rosas para pulgões
Repolhos, couves e assemelhados se protegem de pragas acumulando intragáveis glucosinatos em suas folhas, os quais podem ser liberados na forma de isotiocianatos, substâncias picantes reconhecidas pelos pulgões.
Isotiocianatos, no entanto, têm um forte odor de mostarda. Espalhados pelo campo de cultivo tornariam o trabalho insuportável. Haveria montes de lavradores com olhos ardendo.
Os pesquisadores descobriram que outros perfumes podem fazer o mesmo serviço que os isotiocianatos: o mirtenal, por exemplo, característico de ervas como menta, tomilho, sálvia e alecrim, mas que cheira a pinho.
Outro aroma substituto é produzido pelo metil salicilato, que faz parte do odor de rosas e de salgueiros, por exemplo. A equipe de Picket agora está testando qual desses perfumes é o mais eficiente em disfarçar plantações.

Texto Anterior: Perfumes naturais das plantas atraem insetos para a morte
Próximo Texto: Couve reage a corte e a insetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.