São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Célio de Castro sobe sete pontos e embola a disputa em Belo Horizonte

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte, Célio de Castro, subiu sete pontos percentuais e "embolou" a disputa na capital mineira. Em pouco menos de 20 dias ele saltou de 16% para 23%.
O tucano Amílcar Martins permanece liderando, com os mesmos 27% verificados no levantamento de 9 de setembro. A novidade é que, agora, o candidato do governador Eduardo Azeredo está em empate técnico com Castro.
A margem de erro da pesquisa Datafolha, que ouviu 1.279 eleitores entre os dias 26 e 27, é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.
A tornar ainda mais incerto o horizonte eleitoral na capital mineira, o candidato do PT, Virgílio Guimarães, oscilou três pontos negativamente e foi para 21%. Está no limite de um empate técnico em 24% com Amílcar e Castro.
A quatro dias da eleição, o resultado da pesquisa indica apenas uma certeza: haverá 2º turno. A rigor, os três primeiros colocados têm chances de se classificar.
Quarta colocada, a candidata do PDT, Júnia Marise, oscilou de 13% pra 10%, e praticamente está fora da disputa. Ela apresenta uma tendência de queda desde a pesquisa de 27 de agosto, quando tinha 21%.
A disputa em Belo Horizonte é travada entre os governos estadual, tucano, e municipal, petista. Em tese, Guimarães é o candidato do prefeito Patrus Ananias. Mas Castro é o atual vice-prefeito e divide os bônus da administração.
O eleitorado que se declara simpatizante do PT ainda se mantém fiel ao candidato do partido (62%). Castro tem só 11% dos votos petistas, mas entra bem no eleitorado do PMDB (25%), do PSDB (23%) e de outros partidos (27%).
Castro vai bem entre os chamados formadores de opinião. Ele lidera por larga margem entre os eleitores com nível superior (43%) e entre os que têm renda familiar acima de R$ 2.240,00 (39%).
A vantagem de Amílcar está entre os menos escolarizados (29%) e com menor renda (28%). Ele também lidera entre os mais jovens.
Na espontânea, Castro cresceu oito pontos. Tem 17% e Amílcar, 21%. Guimarães está com 15%.

Texto Anterior: Conde e Cabral perdem votos no Rio; segundo turno já está quase definido
Próximo Texto: Cai vantagem de petista em Porto Alegre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.