São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida está em estudos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Fazenda estuda a criação de uma lei que obrigaria os atuais mutuários do SFH a pagar em suas prestações mensais os juros sobre o saldo devedor dos empréstimos.
A medida aumentaria o valor da maioria das prestações do SFH, e seria implementada para pressionar os mutuários a quitar antecipadamente suas dívidas, com base na medida provisória editada na última segunda-feira. Nessa medida, o governo ofereceu descontos aos mutuários que quisessem quitar suas dívidas antes do vencimento.
A dívida do FCVS foi criada pelo descompasso entre o valor das prestações dos mutuários e os índices de inflação. Hoje, dos cerca de 1,2 milhão de mutuários da CEF, apenas 373 mil pagam prestações acima de R$ 150.
Em 1991, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei que previa a cobrança dos juros, a mesma medida que se estuda agora. O STF estendeu que uma lei não poderia alterar contratos já fechados. O governo, porém, entende que a decisão do STF se limitou apenas aos índices de correção monetária que deveriam ser aplicados. Os juros ainda não teriam sido julgados.

Texto Anterior: Cutolo admite que quitar dívida não traz vantagem
Próximo Texto: Exportar para crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.