São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande descoberta é imprevisível

STEPHEN MANN
ESPECIAL PARA A FOLHA

É verdade que muitos cientistas não se dedicam a responder às chamadas "grandes" questões. Mas isso sempre foi assim. De fato, a história da ciência sugere que as "grandes" questões frequentemente derivam das "pequenas".
Em meu campo de pesquisa, a descoberta das bactérias magnéticas na Terra tornou-se um tema chave no atual debate sobre vida em Marte. Quem poderia ter previsto o seu significado?
Um dos problemas sobre o ponto de vista de Horgan é a questão do que atualmente representa uma "grande revelação" na ciência.
A descoberta da eletricidade não foi vista como uma "grande" revelação, mas ela mudou o mundo.
Mas tenho alguma simpatia pela opinião de Horgan. O atual enfoque da pesquisa, na qual tudo tem de ser planejado antes, produzirá descobertas medíocres.
Esta questão está geralmente ausente do debate sobre a política científica porque a idéia de financiar pesquisas sem argumentos materiais está fora da agenda.

Texto Anterior: Neurociência vive "explosão"
Próximo Texto: Adeus às novas físicas, biologias e químicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.