São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Antarctica Artes com a Folha" começa hoje em SP

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em outubro, o parque Ibirapuera vai se converter em um espaço privilegiado das artes em São Paulo. Ele estará abrigando, simultaneamente, as exposições regulares do Museu de Arte Moderna (MAM), a Bienal e o projeto "Antarctica Artes com a Folha", que abre para o público hoje, às 14h.
São 62 artistas emergentes, com menos de 32 anos de idade. Eles foram selecionados por cinco curadores e seus assistentes que, em sete meses, visitaram 1.357 ateliês em 66 cidades de todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Graças ao evento, São Paulo está ganhando um novo espaço cultural -o pavilhão Manoel da Nóbrega. Ele será inaugurado às 11h, em solenidade com o governador Mário Covas e o secretário estadual de Cultura, Marcos Mendonça.
O pavilhão tem 6 mil metros quadrados -uma caminhada muito menos puxada que os 43 mil metros quadrados da Bienal do Livro. Dá para ver as obras com calma e ainda assistir, às 19h, ao clássico entre São Paulo e Palmeiras.
Visitar o evento aos finais de semana só tem uma desvantagem -o parque fecha para carros. A dica é utilizar o estacionamento da Assembléia Legislativa, que abre das 6h às 18h.
A infra-estrutura do local (no qual é proibido fumar) inclui três telefones públicos com cartão, dois banheiros, máquinas de cerveja e refrigerante e um bar, com serviço do "Theo Cube", que inclui bufê de alimentação no sistema self-service.
Cartões para os telefones, souvenirs e objetos de arte podem ser adquiridos na loja que fica ao lado do bar. Parte da renda da loja e do bar será destinada à entidade beneficente Casa da Aids.
Monitoria
Um time de monitores estará empenhado em explicar as obras ao público durante a mostra. Pelo telefone 573-7724, é possível marcar visitas guiadas para grupos fechados, que podem ocorrer, inclusive, fora do horário normal de funcionamento do evento.
Quem for hoje ao "Antarctica Artes com a Folha" vai ver algumas atrações especiais. O pavilhão tem um auditório, com capacidade para cem pessoas que, aos domingos, vai abrigar performances de Laura Lima e Rodrigo Saad (Cabelo).
Hoje, entretanto, há duas performances adicionais: Marcelo Gabriel, às 15h, e, às 19h30, o grupo mineiro O Grivo (Nelson Pimenta Soares, Marcos Moreira Marcos e Felipe de Oliveira Amorim).
O auditório abriga ainda, no dia 4, às 20h, palestra dos curadores Tadeu Jango, Nelson Brissac Peixoto, Stella Teixeira de Barros, Lisette Lagnado e Lorenzo Mammi.
E hoje o "Antarctica Artes com a Folha" tem sabor de suspense. Estará no ar toda a expectativa envolvendo a escolha de três artistas que ganharão uma viagem de dez dias, em julho de 97, para conhecer a Documenta, badalada bienal que acontece na cidade alemã de Kassel. Na terça, dia 1º, será divulgado o nome dos vencedores.

Texto Anterior: INSTANTÂNEOS
Próximo Texto: REPERCUSSÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.