São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano alivia hospitais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Criado em 1994, o PSF (Programa de Saúde da Família) pode solucionar dificuldades enfrentadas por agentes comunitários de saúde quando a rede pública hospitalar é deficiente.
Nas equipes do PSF há médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Nelas podem participar agentes comunitários, dentistas e assistentes sociais.
Os "médicos da família" trabalham de modo semelhante aos agentes de saúde, atendendo pacientes cadastrados a domicílio. Em alguns locais, sua ação reduziu em 80% a busca de vagas nos hospitais, como em Camaragipe (25 km de Recife).
"Ainda são poucos os municípios com PSFs estruturados", afirma Fátima de Souza, gerente da Coordenação de Saúde Comunitária do Ministério da Saúde. Há 737 equipes do PSF em 179 municípios.
Mais 117 municípios deverão aderir ao programa em 1997, com 383 novas equipes. Segundo o ministério, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde já atinge 50% ou mais da população na maioria dos Estados do Nordeste.

Texto Anterior: Iniciativa começou em 1991
Próximo Texto: Troca de prefeitos ameaça os programas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.