São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotos bêbados provocam 50 acidentes por ano

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Pilotar um avião depois de uma bebedeira é uma loucura, mas existem os aventureiros que se arriscam. Isso acontece principalmente com aeronaves particulares em áreas de fazendas e garimpos.
Cerca de 50 acidentes são provocados por ano no país devido ao álcool e desequilíbrios emocionais dos pilotos de pequenos aviões.
"Assim como existem motoristas alcoolizados, também temos os pilotos que agem da mesma forma", conta Paulino Feijó Lopes, especialista em aviação e editor do tradicional "Livro dos Acidentes", produzido pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Publicados mensalmente em forma de encarte na revista "Sipaer", dedicada a segurança de vôos, os capítulos do livro mostram a anatomia das quedas e panes ocorridas a cada ano no Brasil.
O objetivo é que sirvam de exemplos didáticos para tripulantes e outros profissionais da área.
São detalhes que só uma "caixa-preta" pode revelar, as conclusões do DAC (Departamento de Aviação Civil) e todos os fatores que levam a uma queda ou pane em uma aeronave.
(XS)

Texto Anterior: Metade dos aviões pequenos voa irregular
Próximo Texto: Mecânicos trocam de ramo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.