São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura inicia cobrança do IPTU de 92

HENRIQUE FRUET
DA FT

Os primeiros lotes de carnês do IPTU progressivo de 1992 devem ser enviados hoje para os contribuintes. Há duas datas de vencimento: 31 de janeiro e 28 de fevereiro. As informações foram dadas pelo secretário de Negócios Jurídicos, Edvaldo Pereira de Brito, 59.
"A prefeitura tem de cobrar o imposto sob pena de responsabilidade funcional", disse Brito.
O secretário não soube informar se haverá a possibilidade do parcelamento dos valores. "Temos que ver se a legislação permite isso".
Vaivém jurídico
O IPTU progressivo foi instituído na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina, em 92. O valor das alíquotas variava de 0,2% a 5%. No mesmo ano, o Tribunal de Justiça suspendeu a cobrança e estabeleceu a alíquota única de 0,2%. O município deixou de arrecadar cerca de R$ 400 milhões.
Em 95, o Tribunal de Justiça, ao julgar o mérito da ação, decidiu que a cobrança era válida.
A Procuradoria Geral de Justiça recorreu então ao Supremo Tribunal Federal, que ainda não julgou a ação. A decisão só ocorrerá a partir de fevereiro, após o recesso.
A prefeitura está se baseando na decisão do Tribunal de Justiça para cobrar o imposto atrasado.
"Se a lei for considerada inconstitucional, teremos que analisar cada caso para saber qual o reflexo da decisão", afirmou Brito.
O secretário não especificou quais contribuintes, que foram agrupados em grupos com situações jurídicas similares, receberão primeiro os carnês.

Texto Anterior: Oscar cria time com meninos de rua
Próximo Texto: Ação pode livrar de pagamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.