São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos compensam caderneta trimestral

DANIELA FERNANDES

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Instituições vão arcar com o pagamento da contribuição para saques acima de 90 dias

Os bancos irão compensar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) dos clientes que não efetuarem saques da poupança trimestral no prazo de 90 dias, estimulando que os poupadores mantenham os depósitos durante esse período.
Essa nova aplicação foi criada pelo governo para facilitar a vida dos poupadores, já que os bancos podem arcar com a CPMF que incide sobre o valor do saque que ocorrer após esse prazo.
É o que irão fazer os bancos Bradesco, BB e Itaú. Já o Real e o BCN optaram por não criar a poupança trimestral, mas também irão compensar a CPMF para depósitos que permaneceram na conta por 90 dias.
O Real havia divulgado recentemente que lançaria sua poupança trimestral no dia 27. Mas o banco anunciou ontem que só existirão poupanças mensais.
O prazo de 90 dias para que o cliente não pague a contribuição será contado nos aniversários das cadernetas. O benefício vale para depósitos feitos a partir de 1º de janeiro.
O cliente que efetuar saque em período menor de 90 dias terá que pagar a CPMF.
O BCN também decidiu não criar a poupança trimestral e adotará os mesmos procedimentos do Real, segundo Jairo Prado, gerente de captação do BCN.
O banco prevê gastar R$ 1 milhão durante a vigência da CPMF. Os depósitos no BCN costumam ficar 9 meses, em média, na conta, informa Prado.
Itaú
O Itaú também anunciou que irá compensar a CPMF para depósitos que permanecerem na conta por 90 dias.
A data ainda não foi definida, mas todas as cadernetas de poupança do Itaú serão transformadas automaticamente em trimestrais.
É o que também fará o Bradesco, a partir do dia 13. O banco tem 14,6 milhões de contas de poupança, segundo Décio Tenerello, diretor- executivo.
No Banco do Brasil, a opção em transformar as cadernetas mensais em trimestrais será do cliente. O banco também irá compensar a CPMF se o poupador não efetuar saques no período de 90 dias.
Ainda em estudo
Bamerindus, Unibanco e Caixa Econômica Federal ainda estudam as regras da poupança trimestral.

Texto Anterior: Bancários reeditam a disputa de 1994
Próximo Texto: Tire as dúvidas sobre a CPMF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.