São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã negociou caso Rushdie

Corriere della Sera
de Roma

DO "CORRIERE DELLA SERA"

O Irã por duas vezes esteve prestes a concluir acordo com a União Européia sobre o caso Rushdie, mas um país europeu bloqueou o acerto, diz o jornal.
O chanceler iraniano Ali Akhbar Velayati não quis identificar que país foi esse, mas deu claras indicações de que se trata do Reino Unido. Os acordos foram negociados, segundo Velayati, durante os períodos em que Espanha e Itália estiveram ocupando a presidência rotativa da UE. Entre o meio de 95 e o meio de 96.
O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie foi condenado à morte por um édito do aiatolá Khomeini por causa do livro "Os Versos Satânicos" em 89.
Desde então, Rushdie vive escondido no Reino Unido. A posição do governo do Irã foi reafirmada por Velayati: o édito é irrevogável, mas o Irã não vai mandar ninguém à Europa para executá-lo.

Texto Anterior: Japão usa militares para limpar praias
Próximo Texto: Polícia estuda Sara Netanyahu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.