São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UDR lança manifesto sobre invasões de terra no Pontal

Entidade vai procurar aumentar sua ação política

DA REDAÇÃO

A UDR (União Democrática Ruralista) vai lançar amanhã um manifesto político analisando as invasões de sem-terra a fazendas da região do Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo).
O lançamento do documento foi decidido durante reunião de proprietários rurais realizada na última quinta-feira, em Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo).
A ofensiva política da UDR prevê, também, o restabelecimento dos contatos da entidade com a bancada ruralista no Congresso Nacional.
Armas de fogo
Na mesma reunião, a direção da entidade decidiu elaborar um kit de orientação para fazendeiros se defenderem de invasões de terra.
As orientações que a UDR vai passar incluem a melhor forma de utilização de armas de fogo em defesa da propriedade.
Recomendará, por exemplo, que sejam evitadas armas sem registro e que os portadores tenham habilidade para usá-las.
Além disso, serão apresentados modelos de documentos para agilizar a entrada de ações na Justiça quando ocorrerem invasões.
As medidas anunciadas pela UDR foram incentivadas pela série de invasões ocorridas na semana passada na região do Pontal.
Ao todo, foram invadidas sete fazendas por trabalhadores rurais sem-terra. Na sexta-feira, porém, os sem-terra começaram a abandonar as propriedades.
Durante a semana, o presidente da UDR, Roosevelt Roque dos Santos, chegou a afirmar que os fazendeiros poderiam responder com violência às invasões.

Texto Anterior: A telha quebrada e o kamikaze
Próximo Texto: Deputado critica fiscalização na Zona Franca de Manaus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.