São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos têm menos gordura

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Substitutos da gordura também já existem no Brasil. A única diferença é que eles não são empregados para consumo doméstico e são usados apenas como matéria prima pela indústria alimentícia.
Assim, o consumidor pode comprar maionese, iogurte, sorvete ou uma infinidade de produtos com menor teor de gordura.
A nutricionista Ana Carolina Castro explica que esses produtos estão indicados para pessoas com problemas de obesidade, que querem controlar seu peso ou que têm níveis elevados de gordura no seu organismo.
Um desses produtos é o Simplesse, da Slim, que é um derivado do soro de leite. A principal limitação, como nos substitutos do açúcar e do sal, são as possíveis alterações no gosto final dos produtos.
Olestra
Outro substituto da gordura, chamado de olestra, foi aprovado no começo desse ano pelo FDA (agência que controla alimentos e remédios nos EUA), para uso na preparação de alimentos como salgadinhos e batatinhas fritas.
O olestra foi pesquisado por mais de 30 anos pela Procter and Gamble.
Muitas pessoas atacaram a decisão do FDA dizendo que o óleo pode provocar diarréias, cólicas e flatulência (gases).
O olestra é composto por uma molécula que não pode ser quebrada pelas enzimas digestivas e que, portanto, não é absorvida para dentro do organismo.

Texto Anterior: Saiba o que prometem os substitutos de açúcar, sal e gordura
Próximo Texto: Processo tira colesterol de ovo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.