São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids chega ao bebê no fim da gravidez; Transporte de doentes será fiscalizado no Rio; Sono demais precisa de atenção médica; Congresso de oftalmo oferece atualização; OMS faz reunião sobre vacinas para alergias; Exercício moderado ajuda sono de idoso; Amamentação pode evitar desnutrição

JULIO ABRAMCZYK

Aids chega ao bebê no fim da gravidez
A transmissão do vírus da Aids da mãe para o bebê geralmente ocorre nos dois últimos meses da gravidez e, em dois terços dos casos, no momento do parto, segundo o resultado de uma análise estatística feita por pesquisadores franceses.

Transporte de doentes será fiscalizado no Rio
Um convênio entre o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros dará início a uma operação de fiscalização do transporte de doentes em ambulâncias e aviões que operam a partir do Rio.

Sono demais precisa de atenção médica
A sonolência excessiva pode ser incapacitante e frequentemente é negligenciada pelo médico e pelo paciente, assinalam Stella Tavares e colaboradores do Centro Interdepartamental para Estudos do Sono do HC no "São Paulo Medical Journal".

Congresso de oftalmo oferece atualização
Cerca de cem cursos de atualização em doenças oculares serão ministrados durante o 21º Congresso Pan-Americano de Oftalmologia, que será realizado no período de 1º a 6 de maio próximo, em Cancún, no México.

OMS faz reunião sobre vacinas para alergias
Especialistas em imunoterapia vão analisar na sede da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça, a partir do próximo dia 27, pesquisas sobre o desenvolvimento de vacinas terapêuticas para o controle das doenças alérgicas.

Exercício moderado ajuda sono de idoso
O exercício de moderada intensidade melhora o sono de idosos com vida sedentária e problemas de insônia, relata Abby C. King, da Universidade de Stanford, no "Journal of the American Medical Association".

Amamentação pode evitar desnutrição
A educação em nutrição e a promoção da amamentação materna podem evitar a maior parte dos problemas de desnutrição que afetam as crianças na América Latina, assegura o médico Yehuda Benguigui, da Organização Pan-Americana da Saúde.

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Atleta aprova adoçante e reprova sal
Próximo Texto: Solidariedade enche caminhões de comida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.