São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decida qual é o melhor tipo de caderneta

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Como os bancos adotarão procedimentos diferentes em relação às cadernetas de poupança com a entrada em vigor da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o cliente deve se informar sobre as regras de cada instituição para avaliar, desta forma, qual oferece melhores condições de investimento.
Os bancos que já definiram como ficarão suas contas de poupança se dividem em dois blocos: os três maiores do país -Banco do Brasil, Bradesco e Itaú- criarão poupanças trimestrais, nova aplicação que isenta o poupador que deixar seu dinheiro na conta por 90 dias ou mais.
O segundo grupo que já anunciou suas regras -Banco Real, Nossa Caixa Nosso Banco e BCN- decidiu manter cadernetas mensais, mas vão arcar com a CPMF dos clientes que esperarem pelo menos três meses para sacar.
O prazo será contado a partir da data de aniversário da poupança. Nos saques feitos no prazo inferior ao fixado, incidirá a alíquota de 0,2% da CPMF.
A poupança mensal, nesse caso, é mais vantajosa, já que o rendimento é creditado a cada 30 dias e, como na trimestral, o cliente pode obter a compensação da CPMF.
Mas o Bradesco, que irá transformar automaticamente os 14,6 milhões de cadernetas mensais em trimestrais amanhã, também creditará os rendimentos mensalmente, afirma Décio Tenerello, diretor-executivo do Bradesco.
Já no Banco do Brasil será opção do cliente transformar sua poupança mensal em trimestral.
Diferentemente do Bradesco, o poupador do Banco do Brasil que optar pela caderneta trimestral terá seus rendimentos creditados somente a cada 90 dias.
Se o cliente efetuar saque antes desse período, além de arcar com a CPMF, perderá também os rendimentos do período, informa Douglas Macedo, gerente-executivo de produtos e serviços do BB.
Na caderneta mensal ou na trimestral, o cliente do BB não pagará CPMF se deixar de sacar por 90 dias.
O Itaú ainda não definiu quando transformará automaticamente todas as suas cadernetas em trimestrais e de que forma os rendimentos serão creditados.
Nossa Caixa
A Nossa Caixa Nosso Banco lançou no dia 8 a "poupança incentivada", que mantém os rendimentos mensais das contas.
As subcontas da caderneta -depósitos efetuados posteriormente-, também terão rendimento mensal. O banco irá pagar a CPMF ao cliente se o saque for efetuado após 90 dias do depósito.
O benefício está valendo desde 8 de janeiro. "Vamos monitorar os prazos dos depósitos. Quando o cliente efetuar um saque, vamos considerar a data de aniversário mais antiga", diz Júlio Themes Neto, gerente de poupança da Nossa Caixa. Nosso Banco.
No Banco Real, os poupadores poderão começar a sacar da poupança sem pagar a CPMF a partir de 1º de abril.
O banco lançou a "poupança bonificada", que está considerando, desde 1º de janeiro, os aniversários das contas já existentes para o cálculo do prazo de 90 dias.
O BCN também optou por manter sua caderneta mensal e compensar o pagamento da CPMF se o cliente mantiver o dinheiro na conta por 90 dias ou mais, contados a partir da data de aniversário.

LEIA MAIS sobre CPMF à pág. 2-10

Texto Anterior: Mercosul vai eleger 'capital financeira'
Próximo Texto: Rentabilidade dos bancos mantém ritmo de queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.