São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo-Rio

TELÊ SANTANA

Os times cariocas que vão disputar o Rio-São Paulo me parecem em desvantagem em relação aos paulistas.
A falta de compromisso dos clubes interfere muito dentro de campo. O futebol não é dinheiro, mas um time bem estruturado tem mais chances que uma equipe com problemas financeiros.
Pela rivalidade entre paulistas e cariocas e, por ser um torneio rápido e bem pensado, acho que a realização do Rio-São Paulo será positiva.
Participei várias vezes do torneio e fui campeão pelo Fluminense duas vezes, em 57 e 60. Para o Fluminense, que foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Rio-São Paulo vai ser muito difícil.
Mas, se o time vencer o torneio, ganhará uma força maior para voltar à primeira divisão.
*
Uruguai e Argentina sempre foram candidatos ao título mundial. É muito triste ver essas seleções correndo o risco de nem se classificar à Copa.
O Uruguai leva uma vantagem no jogo de hoje, pois joga em casa, mas será difícil.
O futebol sul-americano melhorou muito em alguns países, como na Colômbia e no Paraguai, onde é muito difícil de se jogar.
A Colômbia tem apresentado sempre grandes equipes, tem bons jogadores e tecnicamente já se igualou os melhores times da América do Sul. O problema é que eles se acham muito superiores. Foi o que aconteceu na Copa de 94.
Foi bom o Brasil não ter disputado as eliminatórias, pois poderíamos estar na mesma situação do Uruguai e da Argentina. Hoje tenho mais receio das seleções sul-americanas e africanas do que das européias.
*
A Copa São Paulo de juniores sempre revelou grandes jogadores e no torneio desse ano já apareceram alguns bons atletas. Acho que deveria haver mais competições como essa, inclusive em outros Estados. A Copa São Paulo é muito importante.
Acho que os times deveriam investir nos juniores. Mesmo o Palmeiras, que está em um nível mais elevado, não pode esquecer dessa categoria.

E-mail tele@wgserver.cyberland.com.br

Texto Anterior: Banco tirou técnico inglês, afirma jornal
Próximo Texto: 'Maguilinha' deseja ser espelho do pai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.