São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo diz reconhecer vitória da oposição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Representantes do governo sérvio disseram ontem que a vitória oposicionista nas eleições locais de 17 de novembro será reconhecida.
"Os representantes do governo sérvio concordaram com a necessidade de respeitar totalmente a vontade do povo expressa nas eleições locais", diz declaração assinada pelos vice-premiês Ratko Markovic e Nedeljko Sipovak e uma delegação de estudantes.
O documento também convoca o Ministério da Justiça a acionar os "órgãos competentes do Estado, que ainda não estabeleceram o resultado final das eleições, para que façam isso com urgência".
A derrota do Partido Socialista, do presidente Slobodan Milosevic, nas principais cidades da Sérvia foi anulada sob a alegação de irregularidades não-especificadas.
O governo sérvio também prometeu punir os responsáveis por fraude eleitoral.
A oposição sérvia, porém, voltou a protestar no centro de Belgrado (capital). A cidade foi paralisada por uma carreata, apesar da proibição oficial de manifestações que atrapalhem o trânsito.
Os líderes oposicionistas declararam que não aceitarão apenas promessas e, além do reconhecimento de sua vitória, querem uma ampla democratização do país.
A coalizão oposicionista Zajedno (Juntos) espera reunir 500 mil pessoas no centro da capital na segunda-feira, quando é celebrado o Ano Novo, segundo o calendário da Igreja Ortodoxa Sérvia.
O Departamento de Estado dos EUA disse que as relações com a Sérvia podem ser congeladas, para pressionar o governo a ceder às reivindicações da oposição.
Fontes políticas de Belgrado disseram que Milosevic tem planos de promover uma reforma no governo, incluindo oposicionistas, em um gabinete de coalizão.

Texto Anterior: Milosevic deve admitir derrota eleitoral; Saúde de Ieltsin é estável, diz governo; Chineses querem vetar missão à Guatemala; Fracassa reunião para encerrar crise búlgara; Indiciado suspeito de ataque em Belfast
Próximo Texto: Mulheres expandem negócios nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.