São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faturamento é desigual

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fazer uma franquia no exterior render mais que as brasileiras é complicado.
Na maioria das vezes, os investimentos feitos com marketing fora do país são irrisórios se comparados aos realizados no Brasil.
Além do Brasil, a rede O Boticário tem pontos em sete países, mas apenas em Portugal consegue rendimentos semelhantes aos conseguidos aqui.
Segundo Clênio Bolson, 31, analista de comércio exterior, investir em propaganda é a receita do sucesso.
"Em Portugal, as 54 lojas respondem por cerca de 2% do faturamento da rede."
Por outro lado, a Água de Cheiro da Arábia Saudita fatura proporcionalmente menos que a matriz.
"A concorrência é muito grande e as pessoas compram nossos produtos por exotismo ou por afinidade com o Brasil", diz Elizabeth Pimenta, franqueadora.

Texto Anterior: Parcerias levam redes para fora do país
Próximo Texto: Parceria leva Yázigi à Coréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.