São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Faturamento é desigual
FREE-LANCE PARA A FOLHA Fazer uma franquia no exterior render mais que as brasileiras é complicado.Na maioria das vezes, os investimentos feitos com marketing fora do país são irrisórios se comparados aos realizados no Brasil. Além do Brasil, a rede O Boticário tem pontos em sete países, mas apenas em Portugal consegue rendimentos semelhantes aos conseguidos aqui. Segundo Clênio Bolson, 31, analista de comércio exterior, investir em propaganda é a receita do sucesso. "Em Portugal, as 54 lojas respondem por cerca de 2% do faturamento da rede." Por outro lado, a Água de Cheiro da Arábia Saudita fatura proporcionalmente menos que a matriz. "A concorrência é muito grande e as pessoas compram nossos produtos por exotismo ou por afinidade com o Brasil", diz Elizabeth Pimenta, franqueadora. Texto Anterior: Parcerias levam redes para fora do país Próximo Texto: Parceria leva Yázigi à Coréia Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |