São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997 |
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TV reprisa cem horas por semana
ELAINE GUERINI
Na justificativa das emissoras, as reapresentações são consequências da entressafra televisiva. Como boa parte do público sai de férias nessa época, a audiência costuma cair e os anunciantes investem menos -o faturamento com publicidade sofre, em média, queda de 15% a 20% em relação a dezembro. Dados do Ibope confirmam que o número de televisores ligados na Grande São Paulo diminui no período. Em janeiro de 96, por exemplo, o instituto registrou que 58% dos domicílios com TV estavam com o aparelho ligado das 18h à 0h. Na mesma faixa, em outubro último, o Ibope registrou que 62% dos televisores estavam ligados na região. No mês de março, quando as emissoras geralmente apresentam a nova programação, o índice registrado no ano passado foi de 66%. Campeã Atualmente a emissora com a maior carga de reprises é a Rede Bandeirantes -com cerca de 30 horas semanais. Os programas de Amaury Jr., Luciano Huck e Silvia Poppovic estão em fase de "melhores momentos", além das reapresentações de "Fofão" e "Bronco". "Como a receita é menor nos dois primeiros meses do ano, o jeito é diminuir o investimento em produção. Ainda não podemos esquecer que as personalidades de TV também saem de férias", diz Rubens Furtado, diretor-geral da Bandeirantes. Na Globo, as reprises somam cerca de 20 horas semanais -incluindo a tradicional sessão de novela "Vale a Pena Ver de Novo" e "Os Trapalhões". Das produções atuais, as equipes do "Sai de Baixo", "Xuxa Park", "Malhação", "Casseta & Planeta" e do "Brasil Legal" estão em férias. A emissora ainda aproveita a fase de entressafra para reapresentar episódios de "A Comédia da Vida Privada", às quartas-feiras às 22h05, e de "A Vida como Ela É", aos sábados, a partir das 23h. A Manchete é a emissora que apresenta a menor carga de reprises. O "Câmera Manchete" e "O Grande Júri" somam duas horas semanais. Na Record, com cerca de 12 horas, "Mara Maravilha Show", "Especial Sertanejo", "Quem Sabe... Sábado!" e "Programa Ana Maria Braga" estão sendo reapresentados. Já a CNT/Gazeta (com cerca de dez horas) exibe os melhores momentos dos programas comandados por Eli Correa e Juca Kfouri -detalhe: a emissora preferiu manter o "ao vivo" do "Juca Kfouri ao Vivo". No SBT, as produções do "Programa Livre", "Jô Soares Onze e Meia", "Perfil", "Programa Hebe" e "SBT Repórter" também estão paradas. Com a repetição de "Dona Anja", a carga de reprises chega a 20 horas semanais na emissora. "Os anunciantes que continuam trabalhando conosco não se importam que os programas sejam reapresentados. O problema é que, nessa época, registramos normalmente uma queda de 15% a 20% no faturamento com publicidade", afirma Walter Zagari, 45, superintendente comercial do SBT. O recuo dos anunciantes ainda leva a emissora a reduzir o espaço publicitário e rechear os intervalos comerciais com chamadas de programas da casa. "Tivemos de diminuir os intervalos de três minutos e meio para três minutos", conta. Segundo Eduardo Monteiro, 28, supervisor de planejamento de mídia da W/Brasil, a maior parte dos anunciantes se retrai em janeiro e fevereiro para fazer planejamento. "Só os grupos sazonais, como empresas de bebidas e sorvetes, anunciam bastante nessa época." Texto Anterior: Reprises confundem os fãs de seriados Próximo Texto: Cultura repete 'com critério' Índice |
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