São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moção vinga paranaenses

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB do Paraná "se vingou" do presidente Fernando Henrique ao propor a moção sobre o adiamento da votação da reeleição.
Há dois anos, FHC desconsiderou indicação da bancada paranaense para a presidência da Itaipu Binacional, que fica no Estado.
A apresentação da moção foi articulada no sábado, em Brasília.
A posição da bancada foi defendida no plenário da convenção pelo presidente regional do PMDB, o ex-governador Mário Pereira. Ele anunciou que 30 dos 31 convencionais do Estado eram contra a reeleição.
Em março de 95, os deputados governistas do Paraná fizeram um loteamento dos cargos federais no Estado. Cada cargo recebeu uma pontuação, de 10 a 100.
Nessa escala, o cargo mais importante era a presidência da Itaipu, para a qual Mário Pereira foi indicado.
Na época, a bancada encaminhou a FHC um documento de apoio com assinatura dos deputados, senadores governistas e dos ministros paranaenses.
Mas FHC acabou nomeando o ex-deputado do PSDB Euclides Scalco. O PMDB ficou com cargos de menor importância. Ontem, os deputados vibraram com o "troco" dado.

Texto Anterior: Quércia tem dia de glória no DF
Próximo Texto: Convenção do PMDB vota contra reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.