São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB deve romper com PFL

FRANCISCO CÂMPERA; PAULO SILVA PINTO
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PTB mais uma vez ameaça deixar o bloco com o PFL. O líder petebista na Câmara, Vicente Cascione (SP), afirmou que é muito difícil o PTB continuar com o PFL.
Na quarta-feira, ele se reuniu com os líderes do PPB e PSDB, Odelmo Leão (PPB-MG) e José Aníbal (PSDB-SP), para discutir formação de um novo bloco.
A cotação do PTB no momento é grande. Quem se aliar com os petebistas, PSDB ou PPB, vai se tornar o maior bloco da Câmara.
Cascione garante que foram os partidos que procuraram o PTB: "Não estamos rifando o partido". Disse também que Michel Temer (PMDB-SP) propôs uma aliança.
A gota d'água do relacionamento entre o PTB e o PFL foi a substituição do deputado Philemon Rodrigues (PTB-MG) por Jairo Azi (PFL-BA) na comissão especial.
O líder do PFL, Inocêncio Oliveira (BA), tirou Rodrigues da comissão porque não tinha certeza que ele votaria a favor da reeleição.
O PTB quer nomear presidentes e relatores de comissões. O líder do PPB oferece o que o PTB deseja. "Todos os partidos do bloco serão prestigiados nas comissões", prometeu. Segundo Leão, "o PTB e PPB têm objetivos comuns".
PMDB
Dois deputados do PMDB que apoiaram a emenda da reeleição na comissão não definiram se vão apoiar o projeto no plenário.
Carlos Nelson (SP) pretende votar contra a emenda. Sobre seu voto na comissão, Nelson disse que fez a opção que o líder do partido, Michel Temer (SP), quis. "Todos sabem que isso faz parte de um acordo para que ele seja eleito presidente da Câmara", disse.
João Natal (GO) considera-se indeciso, embora tenha votado favoravelmente na comissão. Seu voto também depende da eleição para a presidência da Câmara.
(FRANCISCO CÂMPERA e PAULO SILVA PINTO)

Texto Anterior: Governo vai perder, desafia Iris
Próximo Texto: Para abafar crise, FHC diz que vota emenda dia 22
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.