São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC divulgará tarifas cobradas em cada banco, afirma Loyola

Governo também tomará medidas conmtra cartéis, diz

CARI RODRIGUES; ALEX RIBEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, disse ontem que a instituição vai passar a divulgar as tarifas cobradas em cada banco.
"Vamos publicar no próximo mês a lista com os nomes dos bancos e suas tarifas", afirmou Loyola.
Ele disse que os dados também vão ser remetidos para a SDE (Secretaria de Direito Econômico) para medidas contra possível ação em cartel (ação combinada entre concorrentes para fixar preços) ou outras infrações previstas no Código de Defesa do Consumidor.
O diretor do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, ligado à SDE), Nélson Lins, disse que na segunda vai discutir o assunto com o diretor de Normas do BC, Alkimar Moura.
"Fechamos um convênio com o BC para fiscalizar o setor. Qualquer medida vai ser tomada em conjunto com o BC", disse Lins.
Até agora, o BC divulgou apenas os preços máximos, mínimos e a média cobrados pelo conjunto das instituições, sem identificar nominalmente as que cobram mais e as com menor tarifa.
Ontem, saiu publicada no "Diário Oficial" da União uma circular estabelecendo novos procedimentos para os bancos informarem os valores dos serviços cobrados dos clientes.
Loyola reconheceu que houve falhas no primeiro levantamento das tarifas realizado pelo BC. "Os dados tinham periodicidade diferente, o que inviabilizava as comparações", disse.
Loyola exemplificou apontando o caso da confecção de cadastro, cujas tarifas chegam a variar 495,19% nos bancos privados.
Segundo ele, em alguns bancos a taxa de cadastro é cobrada trimestralmente, enquanto em outros a taxa é anual.
Loyola disse, ainda, que algumas das tarifas cobradas por bancos constam apenas das tabelas, mas não são efetivamente cobradas.
(CARI RODRIGUES E ALEX RIBEIRO)

Texto Anterior: A lógica da reeleição
Próximo Texto: Crédito caro torna país ineficiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.