São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pot-pourri" de novidades de 96 e para 97

NINA HORTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

(A maioria destas pesquisas saiu publicada na revista americana "Foods and Arts", dirigida a donos de restaurantes e profissionais da área.)
*
* Cozinha mais popular: a velha italiana de guerra!
* Cozinhas emergentes: sul-americana, mexicana, caribenha, tailandesa, árabe e borda do Pacífico.
* Cozinhas que apontam no horizonte: belga, francesa revisitada, coreana e borda do Mediterrâneo.
* Coquetéis mais pedidos: Martini e margarita.
* Viagens para comer: Portugal, Vietnã e Hong-Kong.
* Decoração de restaurantes: muita madeira, muita vela, muito espelho; esculturas em ferro; Bauhaus asiático; ônix iluminado por trás; hortênsias esverdeadas ou beges; cores quentes.
* Filmes de comida: "Big Night", que segundo a revista "Time" faz "A Festa de Babette" parecer uma refeição no Pizza Hut. "Spitfire Grill", a história de Romeu e Julieta recontada por dois banqueteiros furiosamente competitivos.
* Teatro: "Skylight", na Broadway. A história de um viúvo recente que recebe sua ex-amante no seu apartamento e, enquanto ela prepara um espaguete com molho caseiro, ele a seduz novamente. Não chegam a comer o macarrão.
* Aposentado mais famoso: Joël Robuchon, aos 51 anos.
* Livro mais bonito do ano: "Charlie Trotter's Vegetables".
* Pior livro do ano (na minha opinião): "Charlie Trotter's Vegetables".
* Melhores livros de culinária no Brasil: toda a coleção lançada pela Cia. das Letras e pela DBA-Melhoramentos.
* Ninguém aguenta mais: excesso de pimenta.
* Especiarias do ano: anis estrelado e cardamomo.
* Christo assinaria embaixo: tudo enrolado. Panquecas, crepes, burritos, embrulhos de massa folhada e "phyllo".
* Sobre as mesas: toalhas em branco off, mais grossas, guardanapos coloridos e pratos ovais.
* Itens que mais incomodam nos restaurantes: 20% dos entrevistados odeiam secadores de ar para as mãos, 10% reclamaram das porções pequenas e 10% de cardápios ilegíveis.
* Quem são os mais pão-duros?: na hora da gorjeta, estão em primeiro lugar os advogados, seguidos pelos médicos, banqueiros, professores, viciados em computadores, músicos, atletas profissionais e grupos de mulheres dividindo a conta. Todos ficam generosos quando tomam vodca.
* Ingredientes em alta: bokchoy, amêndoas, avelãs, macadâmias, cebolinha francesa, cardamomo, anis estrelado, beterrabas em vários tons, cipollini, figos, galangal, jícama e laranjinha da china.
* Pratos que estão na moda e que voltaram à moda: alcachofras tenras, cruas, com parmesão; alcachofras fritas; macarrão oriental em salada; sticky rice ou arroz grudento tailandês, feito no vapor; hors-d'oeuvres, mezze ou tapas; purê de alho para passar no pão rústico; rabanadas de brioche; banana split; sanduíches de peru ou cogumelos; bolo em camadas recheado com doce de coco; compotas de frutas em calda rala; bolos de chocolate com frutas secas; peito de pato; foie gras de todas as maneiras; sorvete de gengibre e de verbena; molhos de tomate para macarrão; todos os purês, inclusive o de manga; tudo que é mexicano ou tailandês; molho de tangerina; tartare de atum; batatas assadas recheadas com legumes; rosbife à temperatura ambiente com molho de raiz forte; curries; paelhas; carnes e aves passadas no sal grosso; vitelo tonatto; macarrão gratinado com queijo; arroz de forno.
* Entra ano, sai ano: gengibre, salmão, tomate seco, queijo de búfala, azeite com trufas.

Texto Anterior: Medida lembra samba do crioulo doido
Próximo Texto: Paola Panino é cópia nacional que deu certo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.