São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997 |
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"Resgate" traz Gibson mais maduro
ELAINE GUERINI
Para interpretar Tom Mullen, o ator ameniza os traços de rebelde, valentão e inconsequente que marcaram sua carreira -é só lembrar dos tipos que ele viveu em "Coração Valente", "Maverick", "Máquina Mortífera" e "Mad Max". Seu novo trabalho já lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator dramático e ainda promete lhe garantir uma indicação ao Oscar. Na pele de um milionário que enfrenta o pesadelo de um sequestro em família, Gibson guia o espectador em uma jornada de tensão. A direção de Ron Howard é eficaz nesse sentido. Sempre buscando diferentes perspectivas para uma mesma situação, sua câmera registra o clima de suspense. Mesmo sabendo que o roteiro reserva um final feliz para a família -afinal, trata-se de mais uma grande produção de Hollywood-, o espectador torce para o filme acabar logo. O protagonista da história é um bem-sucedido empresário nova-iorquino no ramo da aviação. Acostumado a correr riscos no mundo dos negócios, ele assume a mesma postura quando o seu filho de 9 anos (interpretado por Brawley Nolte, filho do ator Nick Nolte) é sequestrado. Depois de assistir a uma operação frustrada liderada pelo FBI, Mullen faz um anúncio público oferecendo US$ 2 milhões, a mesma quantia exigida pelos sequestradores, para quem conseguir capturá-los. Sua atitude, justificada em parte pela sua suspeita de que o filho esteja morto, leva a mãe do garoto ao desespero. Quem interpreta a mulher do milionário é a atriz Rene Russo, que contracenou com Gibson em "Máquina Mortífera 3". O roteiro de Richard Price (de "A Cor do Dinheiro") se divide entre a crise familiar e a aflição dos sequestradores. Como ninguém contava com a audácia do empresário, os criminosos acabam perdendo o controle da situação. A quadrilha é liderada por Gary Sinise (de "Forrest Gump"). O personagem de Sinise é o responsável pelas cenas em que Gibson retoma seus dias de violência nas telas -o ator não abandonaria assim tão facilmente sua imagem de valentão. O festival de socos, pontapés e tiros, no entanto, se limita ao desfecho. A fotografia do filme é assinada pelo polonês Piotr Sobocinski (de "A Fraternidade é Vermelha"). O que faltou à produção foi um controle de qualidade técnica nas cenas de interiores, principalmente naquelas que se passam na cobertura duplex da família Mullen. Será que ninguém viu o microfone que insiste em apontar na tela? Filme: O Preço de um Resgate Produção: EUA, 1996 Direção: Ron Howard Com: Mel Gibson, Rene Russo, Gary Sinise Quando: a partir de hoje no Gazeta, Center Iguatemi 3 e circuito Texto Anterior: Identificação faz a graça do filme Próximo Texto: "Casa de Bonecas" só repete fórmulas Índice |
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