São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade do Paraná vira núcleo de formação de animadores

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma cidade de cerca de 80 mil habitantes localizada a 400 km de Curitiba (PR) terá um núcleo de formação de animadores.
A cidade é Pato Branco, e a idéia surgiu com a aquisição de um acervo com mais de 400 filmes de animação doados pelo animador paulistano Daniel Messias.
A filmoteca começou a ser formada por Messias nos anos 70 e possui raridades, entre elas a primeira animação do mundo, "Fantasmagorie", de 1908, produzida pelo francês Émile Cohl, e o primeiro desenho animado de Walt Disney.
Quando anunciou que pretendia doar o acervo e também equipamentos para a projeção (tela, projetor e sincronizador), manifestaram interesse na aquisição do material apenas uma faculdade particular de São Paulo e representantes da Prefeitura de Pato Branco, segundo Messias.
"Como queria que tudo fosse utilizado sem fins lucrativos, para que o público carente também pudesse ter acesso, resolvi doar à Prefeitura de Pato Branco", afirmou Messias, que manterá em seu poder cópias em vídeo dos filmes doados.
"Telecinei todo o material porque hoje utilizo mais o computador. Como a película é perecível, sugeri a eles que também fizessem duplicatas."
Ele disse que ficou sensibilizado com o interesse da cidade em lançar um projeto para formar animadores. "Devo ir até lá para dar um apoio técnico nas instalações e também para conversar e dar palestras às crianças", disse.
Estágio
Além disso, Messias pretende abrir estágio aos animadores que mais se destacarem no núcleo de Pato Branco. "É uma forma de chamar a atenção e possibilitar que crianças e jovens com talento para desenho desenvolvam sua habilidade", afirmou o animador.
O acervo ficará na Fundação Cultural de Pato Branco, administrada pelo vereador Gilson Marcondes (PDT-PR).
Segundo o vereador, a cidade fará no teatro da Fundação Cultural sessões dos filmes para os estudantes da cidade e região. "Como o prefeito está implantando período integral nas escolas, pretendemos integrar os projetos", afirmou Marcondes.
O atual prefeito da cidade de Pato Branco é Alceni Guerra (PFL-PR), que foi ministro da Saúde no governo Collor.
Segundo o vereador, professores de educação artística serão treinados para aprimorar o ensino de desenho artístico e haverá sessões dos filmes de animação no teatro da cidade.
"Mas pretendemos também lançar o projeto 'Cinema na Escola', que prevê exibição dos filmes de animação, além dos filmes didáticos, nas escolas", disse.
Para o projeto do núcleo de animação, a Fundação Cultural de Pato Branco deverá destinar uma sala para aulas de desenho e adaptar um espaço com refrigeração para alocar os filmes, que devem ser arquivados em lugar seco e ventilado, segundo Daniel Messias.
Todo o equipamento doado está passando por uma revisão técnica em Curitiba. "Devemos tê-los de volta em uma semana, quando iniciaremos as instalações", disse o vereador.

Texto Anterior: Crítico descrê da autenticidade de 'pornô' de Marilyn Monroe
Próximo Texto: Guerra traduz livro de Cony para as telas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.