São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido proíbe transplante animal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo britânico anunciou ontem que vai proibir os transplantes de órgãos de animais para humanos (xenotransplante) enquanto os cientistas não apresentarem estudos mais conclusivos sobre a segurança da prática.
Pesquisadores dizem que vírus que não são perigosos para hospedeiros animais poderiam ser fatais para o homem.
Infectado no transplante, o paciente receptor poderia transmitir a doença para outras pessoas. Existe a hipótese de que o vírus HIV possa ter sido transmitido por macacos, por exemplo.
No ano passado, o Conselho Nuffield de Bioética, um grupo de aconselhamento formado por pesquisadores, disse que os xenotransplantes seriam eticamente aceitáveis se fossem tomadas precauções para evitar infecções e maus tratos aos animais.
"É uma decisão certa. Existe o risco de afetar muito mais gente do que os pacientes transplantados", disse Robin Weiss, do Instituto de Pesquisa de Câncer à TV BBC.

Texto Anterior: Explosão faz 12 mortos na Argélia
Próximo Texto: Causa do mal da 'vaca louca' é ignorada, diz estudo francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.