São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeu tenta convencer Síria

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um enviado da União Européia (UE) chegou ontem a Damasco, a capital da Síria, para tentar pressionar o governo de Hafez al Assad a retomar as negociações de paz com Israel.
A Síria e seu satélite político, o Líbano, foram os únicos vizinhos de Israel que criticaram o acordo sobre Hebron. Ontem, a principal preocupação do chanceler luxemburguês, Jacques Poos, foi negar os rumores de que Israel prepara uma ação militar contra a Síria.
"Pelo contrário, as autoridades israelenses estão interessadas na retomada de negociações de paz", disse o enviado europeu.
Hoje, Poos deve ir ao Líbano, que também mantêm disputas com Israel. Os dois países querem um acordo global sobre o Oriente Médio, não a discussão de questões em separado.
A visita de Poos, aparentemente, é uma tentativa da União Européia de contrabalançar a influência americana na região, consolidada com a bem-sucedida mediação no acordo sobre Hebron.

Texto Anterior: Israel começa a entrega de Hebron
Próximo Texto: Cidade desiste de aulas em 'inglês negro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.