São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dole faz piadas ao receber mais alta condecoração civil dos EUA

Clinton homenageia adversário que derrotou na eleição

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

"Eu tive um sonho de que nesta semana eu iria receber alguma coisa do presidente na Casa Branca; mas eu pensei que seria a chave da porta da frente", disse Bob Dole, o candidato derrotado na eleição presidencial norte-americana, após ser condecorado pelo presidente Bill Clinton ontem.
Dole, 73, ganhou a mais importante honraria concedida a um civil nos EUA, a Medalha da Liberdade, pelo seu heroísmo durante a Segunda Guerra Mundial e por 50 anos de vida pública, 35 deles como membro do Congresso.
Com o bom humor que caracterizou sua frustrada campanha para a Presidência, Dole começou seu agradecimento recitando as palavras do juramento que os presidentes dos EUA fazem ao tomar posse. Em meio a risadas, interrompeu-se e disse: "Oh, oh, me enganei de discurso".
Depois, sério e contendo lágrimas, Dole afirmou que vai "tratar com carinho" a medalha recebida ontem "enquanto viver".
A decisão de Clinton de homenagear o rival às vésperas da sua segunda posse como presidente dos EUA foi interpretada como um sinal de que ele está disposto a governar como conciliador nacional.
O sucessor de Dole como líder da oposição no Senado, Trent Lott, foi cauteloso, no entanto, ao comentar a homenagem: considerou-a um "ato de classe", mas alertou que Clinton só se aproxima da oposição por meio de retórica. "Na substância, não se vê nada."
A homenagem coincidiu com a divulgação do projeto arquitetônico de um monumento para os veteranos da Segunda Guerra, que Clinton pretende inaugurar durante seu segundo mandato.
(CELS)

Texto Anterior: Comissão de Ética impõe multa de US$ 300 mil a Gingrich
Próximo Texto: Alto funcionário dos EUA pede por liberação de armas para AL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.