São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonda sugere vida em lua de Júpiter

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Novas fotografias, tiradas pela sonda espacial Galileo, sugerem que poderia haver vida em Europa, uma das luas de Júpiter, anunciaram cientistas em uma conferência da Nasa, a agência espacial dos EUA, em Washington.
As fotografias foram feitas no último dia 19 de dezembro pela sonda, que voa a uma distância de 692 km de Europa.
As fotos revelaram bancos de gelo, que se estendem ao longo de dezenas a centenas de quilômetros, e vulcões que "expelem" gelo.
Segundo os pesquisadores, essas características são evidências de que água, calor e compostos orgânicos poderiam ter se combinado para criar um ambiente propício ao surgimento de vida.
"Penso que Europa é um excelente laboratório para a existência de vida. Ela tem os ingredientes", disse Jim Brown, cientista da Universidade Brown (EUA).
Os pesquisadores esperam agora observar de perto Europa. No dia 20 de fevereiro, a sonda Galileo deverá passar a cerca de 587 km da lua jupiteriana.
A sonda Galileo foi lançada em 1989, chegou a Júpiter, quinto planeta do Sistema Solar, em 1995 e deve orbitá-lo por dois anos.

Texto Anterior: Nobel foi alvo de atentado, diz bispo
Próximo Texto: Terroristas soltam um refém em Lima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.