São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que o novo dia é contado a partir da meia-noite?

Ilario Elsner, 30, Cascavel, PR
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, responde:
"Trata-se de uma convenção. Os babilônios principiavam o dia com o nascimento do Sol, contando 24 horas sem interrupção, no que foram seguidos por muitas nações orientais.
"Em certa época, os romanos começaram a dividir o dia em dois grupos de 12 horas cada um: 12 horas de claridade e 12 horas de trevas.
"No início, os italianos contavam a partir do pôr-do-sol. No entanto, como o desaparecimento desse astro varia a cada dia, era necessário acertar continuamente os relógios.
"Foram os astrônomos que, contando 24 horas seguidas, adotaram o princípio ao meio-dia. Ptolomeu fixou o início ao meio-dia, Hiparco à meia-noite e Copérnico novamente ao meio-dia.
"Tal costume se perpetuou até o início do século 20, quando os astrônomos decidiram iniciar à meia-noite. De fato, antes de 1925, o dia astronômico começava ao meio-dia, 12 horas mais tarde que o início do dia civil na mesma data.
"Desde 1925 o dia astronômico passou a concordar com dia civil, dia solar que começa à meia-noite. Não se conta o dia a partir das 6 horas porque o nascer do Sol varia ao longo do ano."

Texto Anterior: Maxilar ajuda a entender a evolução humana
Próximo Texto: Mal surgiu na África
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.