São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecções também afetam falcêmicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os doentes de anemia falciforme também são mais sujeitos a infecções. O defeito no gene que altera as células vermelhas do sangue, também danifica, em crianças, parte do sistema imune, que ativa as células de defesa do organismo. Com problemas no sistema imune, o corpo não tem como se defender de bactérias, por exemplo. Mais tarde, em adultos jovens, problemas no baço trazem de volta as infecções.
Para que os bebês tenham melhores chances de sobreviver, é preciso detectar a doença cedo. A partir dos quatro meses, as crianças passam a tomar penicilina duas vezes por dia, até os cinco anos, quando o sistema de defesa "amadurece" e não depende mais da parte afetada pela doença.
Com esse tratamento, o risco de infecções graves é reduzido em 85%. É preciso que os bebês também sejam vacinados contra diversas doenças infecciosas.
As pessoas com a doença devem evitar atividades ou situações em que gastem muito oxigênio e percam muito líquido. É preciso evitar exercícios que causem muito desgaste físico, situações de estresse e regiões muito altas (onde há menos oxigênio).
Uma das piores complicações da anemia falciforme são os acidentes vasculares cerebrais, que incluem os derrames. Esse tipo de acidente ocorre em 5% a 10% dos pacientes com a doença e é mais frequente entre três e dez anos de idade.
É raro que pessoas portadoras da doença -que podem transmiti-la aos filhos- tenham problemas de saúde. Existem aproximadamente 6 milhões de pessoas portadoras, saudáveis, no Brasil (2,5% da população. Na Nigéria a prevalência é de cerca de 25%). É recomendado que um casal de ascendência negra que pretenda ter filhos faça um exame pré-natal para que sejam informados da existência de riscos. A chance de um casal portador ter um filho doente é de 25%.
Existem três tipos de anemia falciforme, definidas de acordo com a origem da maior parte dos casos, em regiões do centro e do oeste da África. O banto, cuja manifestação clínica é a mais severa, o benin, mais branda, e o senegal, que praticamente não apresenta sintomas clínicos. O tipo da doença que predomina no Brasil é o banto. Nos Estados Unidos, a forma predominante é a senegal.

Texto Anterior: Mal surgiu na África
Próximo Texto: ÁLCOOL; ENVELHECIMENTO; ECOLOGIA; FUMO; ESPAÇO; FILOSOFIA 1; FILOSOFIA 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.