São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁLCOOL; ENVELHECIMENTO; ECOLOGIA; FUMO; ESPAÇO; FILOSOFIA 1; FILOSOFIA 2

ÁLCOOL
Beber moderadamente faz bem à saúde, diz estudo da Universidade Harvard (EUA) publicado nos Arquivos de Medicina Interna. Os cientistas estudaram 22 mil homens por mais de dez anos e constataram que aqueles que tomavam de dois a quatro copos de bebida por dia tiveram 28% de chance de morrer no período. Quando tomavam de quatro a seis copos por semana, o risco diminuiu para 21%. Para os que tomavam dois ou mais copos por dia, o risco de morrer foi de 51%.

ENVELHECIMENTO
Um novo creme é capaz de reduzir os efeitos do envelhecimento da pele, afirmam pesquisadores do Hospital Guy's, em Londres (Reino Unido). O creme, chamado Servital, foi aplicado por meio de técnicas de ultra-som de alta frequência em voluntários acima de 50 anos. Após 21 dias de tratamento, eles verificaram que a epiderme (camada superior da pele) havia espessado 26%. O afinamento da epiderme é uma das causas do envelhecimento da pele e do aparecimento de rugas.

ECOLOGIA
Indaiá é a mais nova moradora do Museu Goeldi, em Belém (Pará). Filha da anta Iara, Indaiá nasceu na semana passada com cerca de 5 kg, depois de 400 dias de gestação. Os filhotes de anta mamam até os oito meses de idade. A partir do 3º mês começam uma dieta progressiva de ingestão de alimentos sólidos. Indaiá deverá ficar no próprio museu. As antas não têm dificuldade de reprodução em cativeiro.

FUMO
O fumo favorece o aparecimento de rugas, segundo estudo do Hospital St. Thomas de Londres. Os pesquisadores estudaram 50 pares de gêmeos e determinaram que os que fumavam tinham a pele entre 25% e 40% menos espessa. Os cientistas se basearam na idéia de que gêmeos idênticos, que compartilham os mesmos genes, deveriam envelhecer no mesmo ritmo, a menos que fossem afetados por diferentes fatores externos.

ESPAÇO
Os terráqueos poderão mandar mensagens aos extraterrestres, anunciou a Agência Espacial Européia (ESA). A ESA disse que vai coletar assinaturas eletrônicas e mensagens e colocá-las num CD-ROM a bordo da sonda Huygens, que deverá ser lançada no próximo dia 6 de outubro para uma viagem de sete anos ao redor de Titan, a maior lua de Saturno. A sonda será lançada de Cabo Canaveral (EUA).

FILOSOFIA 1
Ciência com Consciência, de Edgar Morin. Trad. Maria Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Bertrand Brasil (av. Paulista, 2.073. Conj. Nacional, Horsa 1, salas 1.301, São Paulo, CEP 01311-300, tel. 011/251-2377). 341 págs.
O autor critica o paradigma clássico, que se baseava na suposição de que a complexidade do mundo dos fenômenos podia ser resolvida a partir de princípios simples e leis gerais.

FILOSOFIA 2
A Ciência e a Verdade - Um Comentário, de Ana Beatriz Freire, Francisco Leonel de F. Fernandes e Neusa Santos Souza. Editora Revinter (r. do Matoso, 170, Rio de Janeiro, CEP 20270-130, tel. 021/273-5448). 151 págs.
O livro comenta o texto "A Ciência e a Verdade", de Jacques Lacan e mostra a relação entre a ciência, a psicanálise, a magia e a religião.

Texto Anterior: Infecções também afetam falcêmicos
Próximo Texto: Saúde pública ignora doença hereditária mais comum no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.