São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo tenta criar plano para falcêmico

DA REPORTAGEM LOCAL

Grupo tenta criar plano para falsêmico
Um grupo de pesquisadores ligado ao Ministério da Saúde está tentando montar um programa nacional de atendimento a doentes e portadores de anemia falciforme.
A partir deste ano, parte dos doentes deve começar a receber medicamentos gratuitos do SUS, diz Sandra Gualandro, professora da USP que dirige o departamento de hematologia da Fundação Pró-Sangue. Gualandro avalia que não existe programa nacional ou estadual para a doença.
Ela é uma das coordenadoras da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, dirigida por Dalton Chamone.
Em 96, os recursos do grupo pagaram viagens de Gualandro e de uma bióloga para dar cursos sobre a doença para profissionais de saúde. Elaborou-se um projeto para a doença e foi feito um cadastro de parte dos doentes, com auxílio dos centros de atendimento pelo país.
"Levou tempo para as pessoas acordarem. Mas agora as autoridades estão conscientizadas, pelo menos", diz Gualandro. A pesquisadora avalia que uma lei que criasse um teste obrigatório para a doença não resolveria o problema.
"O trabalho que deve ser feito, e estamos fazendo, é conhecer os recursos disponíveis, organizá-los para oferecer o serviço à população e treinar os profissionais."

Texto Anterior: Saúde pública ignora doença hereditária mais comum no Brasil
Próximo Texto: Lei exige teste para mal menos comum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.