São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei exige teste para mal menos comum

DA REPORTAGEM LOCAL

Reportagem Local
A fenilcetonúria, como a anemia falciforme, é um problema hereditário grave: o organismo é incapaz de metabolizar (transformar) a substância fenilalanina, que, acumulada no corpo, causa retardamento mental.
O "teste do pezinho" detecta a doença em recém-nascidos. As crianças portadoras do problema devem fazer uma dieta que evite a fenilalanina.
Por lei, o teste é obrigatório, mas não é realizado em regiões mais pobres do país. Para a anemia falciforme não há lei, nem testes de rotina. O mal é dez vezes mais comum do que a fenilcetonúria.
Segundo Thomaz Gollop, do Instituto de Medicina Fetal e Genética Humana, de São Paulo, o poder público "investe em doenças não prioritárias".
"Veja o contra-senso que é o teste do pezinho, obrigatório por lei desde o governo Castelo Branco (1964-1967) e cuja prevalência é 1 doente a cada 10 mil nascimentos".
Segundo Paulo Cesar Naoum, da Universidade Estadual Paulista de S. José do Rio Preto (SP), a anemia falciforme afeta aproximadamente 1 brasileiro em cada 1.500 nascidos. Pesquisadores da Unicamp e Universidade Federal do Rio Grande do Sul avaliam que a prevalência da doença é maior: de 1 em 1.000 nascimentos.

Texto Anterior: Grupo tenta criar plano para falcêmico
Próximo Texto: Doenças genéticas variam com a "raça"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.