São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radar impede roubo de cigarros

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dispositivo de rastreamento por satélite impediu o furto de um Kombi com 3.351 pacotes de cigarros da Souza Cruz. Após o veículo ser levado, a polícia pôde seguir o ladrão com as informações do satélite. Um acusado foi preso.
O fato aconteceu ontem, às 7h, em São Paulo. A Kombi foi furtada (quando o ladrão age sem violência contra pessoas) na avenida marechal Odílio Denys, no Carandiru (zona norte).
Ela foi encontrada 20 minutos depois no parque Burle Marx, no Morumbi (zona sul).
A carga de cigarros avaliada em R$ 42 mil estava na perua 625 da Souza Cruz. Ela saiu da sede da empresa no Tatuapé para fazer 57 entregas. O motorista José Neto Martins Ramos, 36, parou a Kombi no terceiro cliente e desceu.
"Quando voltei para o carro, após deixar a mercadoria, a Kombi havia sumido", disse. Imediatamente, a segurança da empresa acionou o monitoramente por satélite na Kombi.
Um transmissor de ondas instalado no veículo passou a fornecer a localização exata da Kombi. A informação, transmitida a um satélite, foi repassada ao Centro de Comunicações da Polícia Militar.
Com base nesses dados, um helicóptero da PM localizou a Kombi na marginal Tietê, sentido Penha-Lapa. O ladrão estava se dirigindo à zona oeste da cidade.
O helicóptero forneceu os dados sobre o percurso da Kombi aos carros da PM que passaram a tentar interceptar a Kombi. Mesmo assim, o ladrão conseguiu chegar até a zona sul da cidade.
Parque
"Quando estávamos nos aproximando, o suspeito abandonou a Kombi ao lado do parque e entrou no matagal", disse o cabo Claudio Viveiros Roledo, 31, do 16º Batalhão da PM.
O parque foi cercado e os policiais detiveram Francisco Pereira dos Santos, 31. Ele estava desarmado e não reagiu à prisão.
Santos, que já foi preso sob as acusações de furto, roubo e receptação de objetos roubados, afirmou que estava caçando passarinhos com estilingue no parque. Ele negou o furto da Kombi.
Mesmo assim, o acusado foi autuado em flagrante pelo 89º DP. Na Kombi foi encontrada uma chave falsa, usada pelo ladrão para abrir a porta da perua.
A polícia não sabe se alguém mais participou do furto do veículo. A carga completa foi recuperada pelos policiais militares.
Diminuição
Segundo a Souza Cruz, a instalação do sistema de rastreamento por satélite diminuiu em cerca de 85% os roubos a seus carros de entrega na Grande São Paulo. O sistema permite localizar a perua com uma margem de erro de 50 metros.

Texto Anterior: Delegado nega agressões
Próximo Texto: Peritos criticam as milícias de bairro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.