São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento com ácido é eficaz

DA REPORTAGEM LOCAL

O tratamento mais eficaz para problemas graves de acne é o ácido retinóico oral.
A isotretinoina contida no ácido é derivada da vitamina A e vem sendo usada no Brasil há quatro anos. O medicamento atrofia a glândula sebácea inflamada, impedindo a formação da espinha e agindo na descamação da pele.
Segundo o dermatologista Cyro Festa Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o medicamento é o mais indicado para casos graves e cura cerca de 90% das espinhas.
A duração do tratamento pode variar de dois a seis meses. O custo não é dos mais baixos. Cada comprimido importado (Accutane) custa R$ 5,50. O nacional (Roacutan) custa R$ 4. O paciente deve tomar três comprimidos por dia.
A isotretinoina pode ter efeitos colaterais, elevando o nível de gordura do sangue e agredindo o fígado -podendo causar hepatite.
Antes de iniciar o tratamento, o médico deve examinar o nível de gordura no sangue do paciente e o estado de seu fígado.
Para tratar de casos de acne do grau 1 e 2, existem medicações tópicas, que são aplicadas sobre a pele. As mais indicadas utilizam peróxido de benzoila, ácido retinóico, ácido azelaico e antibióticos. Eles destroem as bactérias das glândulas sebáceas e diminuem a oleosidade da pele.

Texto Anterior: Espinhas aparecem em qualquer idade
Próximo Texto: Peeling traz 20% de melhora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.