São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peeling traz 20% de melhora

DA REPORTAGEM LOCAL

É comum o paciente ficar com cicatrizes após o tratamento contra acnes. Existem formas de tratar essas sequelas.
Um dos tratamentos possíveis é o "peeling" químico ou cirúrgico. O químico consiste na aplicação de substâncias ácidas que causam uma descamação da pele. No cirúrgico utiliza-se um aparelho para lixar a pele.
Segundo o dermatologista Cyro Festa Neto, o tratamento normalmente causa apenas 20% de melhora na pele dos pacientes. "Recomendo apenas para pacientes que tenham muitas cicatrizes."
Segundo ele, é fundamental que o paciente trate da acne logo no início da ocorrência. "Quanto mais cedo se trata, menor é a probabilidade de se precisar de um tratamento das sequelas."
Os profissionais divergem quanto à eficácia de outros tratamentos. Segundo a dermatologista Shirlei Borelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é possível tratar cicatrizes com o preenchimento de colágeno.
Já de acordo com Festa Neto, com o tempo o colágeno é absorvido pela pele. "É um tratamento temporário."
Outra indicação de Shirley é o laser cirúrgico. O raio, em contato com a pele, destrói as células e estimula a formação de colágeno e de uma nova pele sem cicatrizes.
"Para algumas pessoas, uma sessão basta. Outras fazem aplicações anualmente".
Segundo ela, o laser pode trazer de 10% a 90% de melhora.

Texto Anterior: Tratamento com ácido é eficaz
Próximo Texto: Ex-modelo vence as espinhas com ácido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.