São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo reitor da Unesp cuidava de horta

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) trabalhou dos 7 aos 12 anos praticamente como lavrador e vendedor do sítio Formiga, em Pitangueiras (360 km a noroeste de São Paulo).
"Molhava horta e ajudava meu pai a vender na cidade", conta o professor Antonio Manoel dos Santos Silva, 55. "Vendia, além de verduras, doces, como bom-bocado, quindim e pamonha, que a minha madrasta fazia."
Diz que aprendeu grandes lições com essas atividades. "Foi uma grande experiência de disciplina. Serviu para ter paciência em relação a resultados, a absorver a ética do lavrador", afirma.
"É diferente da do caçador, em que está tudo à disposição. A ética do lavrador exige todo um esforço, paciência e persistência."
Depois cursou o colegial em Jaboticabal (SP) e fez seminário em São Roque (SP) e Mariana (MG).
A primeira atividade registrada foi como professor de português no colégio estadual Nilson Baptista Ribas, em Curitiba (PR), em 64, onde ficou dois anos. "Era muito bem remunerado. Um colega meu, em quatro meses, conseguiu pagar a metade de um Fusca zero."
(LPz)

Texto Anterior: Candidato deve transmitir estabilidade profissional
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.