São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Isolamento e dependência são armas russas

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Embora possa contestar a validade das eleições de amanhã, Moscou guarda dois trunfos mais importantes na tentativa de deter a marcha tchetchena rumo à independência.
A dependência econômica em relação à Rússia e o isolamento diplomático dos rebeldes aparecem como fatores que dificultam os sonhos dos herdeiros de Djokhar Dudaiev.
A guerra devastou a economia da república tchetchena. O desemprego atinge 90% dos trabalhadores, apontam as estimativas não-oficiais.
Terra devastada
A capital, Grozni para Moscou e Djokhar-Ghala (Cidade de Djokhar) para os rebeldes, praticamente se transformou em um monte de escombros, por causa dos bombardeios. O fornecimento de água e eletricidade é irregular.
As fábricas estão, em sua maioria, paradas. Apenas o bazar central da capital mostra sinais de vitalidade econômica.
A recuperação da economia da Tchetchênia depende da revitalização de sua indústria petrolífera, principalmente das muitas refinarias construídas durante o período soviético.
A tecnologia, portanto, vem de Moscou. E para exportar seu petróleo, a Tchetchênia depende basicamente das rotas que passam por território russo.
Os rebeldes argumentam que podem driblar o fantasma russo com a ajuda de outros países, especialmente muçulmanos.
Mas a independência da Tchetchênia não foi reconhecida por nenhum país, numa vitória da diplomacia russa.
Moscou não esconde sua disposição de retaliar os países que reconheçam a independência da Tchetchênia.
Países com forte sentimento anti-russo, como Estônia e Letônia, promoveram homenagens aos rebeldes que chegaram perto do reconhecimento formal.
"Um dos pontos mais importantes de nossa política externa será o relacionamento com a Rússia", afirma o candidato Aslan Maskhadov. "Primeiro, haverá relações econômicas. Mas talvez Ichkeria e Rússia também possam ter relações nos setores militar e de defesa."
(JS)

Texto Anterior: Quase um país, Tchetchênia elege líder
Próximo Texto: Guerra mudou panorama político russo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.