São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Energia na fonte

GABRIELA MICHELOTTI

Jovens redescobrem estâncias em busca de aventura
As estâncias hidrominerais, até pouco tempo atrás gueto de avós e pessoas idosas, estão seduzindo novamente os jovens, atraídos pela geografia local.
Localizados em serras e rodeados por mata, os balneários são os locais ideais para a prática de esportes radicais como trekking, mountain bike, paraglider e vôo livre.
Águas de Lindóia (170 km ao norte de SP), antes sinônimo de charretes e pedalinhos, agora tem o circuito das montanhas, que termina no Morro Pelado, de 1.400 m de altitude, plataforma de asa delta, onde acontece um campeonato anual de vôo livre.
Sua vizinha, Serra Negra (150 km ao norte de SP), possui plataforma de asa delta de 1.310 m de altitude. As duas cidades atraem os jovens com sua programação noturna. Em Lindóia, durante todo o ano, são organizados bailes do Havaí e "Carnaxé", com muita axé music.
Já em Minas Gerais, Poços de Caldas (270 km a noroeste de SP), na serra de São Domingos, possui trilhas de trekking e plataformas de asa delta e paraglider. Mas o forte da cidade é sua agitada vida noturna, com danceterias e bares.
Para quem gosta de entrar na mata, a Serra de Itaquiri, nos arredores de Águas de São Pedro (200 km ao noroeste de SP), tem trilhas e cachoeiras.
Um minipantanal, localizado a 7 km da cidade, é outra atração da cidade. Nele habitam jacarés, capivaras e outros animais silvestres.
Águas da Prata (228 km ao norte de SP), localizada na Serra da Mantiqueira, é um dos mais antigos balneários do país. Depois de atrair turistas com sua água, a cidade passou a oferecer atrações para os mais jovens, como trilhas de mountain-bike e trekking.
Quando a topografia não ajuda, as estâncias buscam novas formas de atrair os jovens.
É o caso de São Lourenço (MG), onde foram construídas pista de bicicross, quadras de vôlei de praia e algumas casas noturnas.
A cidade de Caldas Novas (GO) fez um lago artificial, para a prática de windsurfe e jet ski.
Balneários
Depois de tudo isso, para repor as energias, pode-se aproveitar os banhos de águas medicinais das estâncias hidrominerais.
As águas dos balneários podem ajudar nos tratamentos para problemas renais, de asma, hipertensão, dermatoses e doenças reumáticas, entre outros.

Texto Anterior: EUA combatem o preconceito
Próximo Texto: Descobrindo a serra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.