São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
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CARTAS

* "Estou procurando um veículo médio, não muito maior do que a Santana Quantum, para cinco ocupantes e com carroceria aberta para carga. Se possível, deve ter tração nas quatro rodas, mas com bom desempenho em estradas asfaltadas. Gostaria de algumas sugestões."
Marcio Roberto Alves dos Santos (Belo Horizonte, MG)
Resposta
O veículo nacional que mais se aproxima dessas características é a picape S10 (GM) com cabine dupla. Entre os importados, há a Toyota Hilux cabine dupla, a Mitsubishi L200 e a picape Mazda B2200.

* "Gostaria de saber quais as diferenças entre os modelos 96 e 97 da Ford Explorer e se o modelo 97 já está disponível nas revendas."
Espedito Henrique de Souza Junior (Taguatinga do Norte, DF)
Resposta
A Ford informou que o modelo 97 da Explorer deve chegar às revendas em fevereiro. A nova versão traz como itens de série bancos com ajustes elétricos e câmbio automático de cinco velocidades.

* "Quero saber se a Volkswagen importa o Golf nas versões conversível e VR6."
Thomaz Portella (São José dos Campos, SP)
Resposta
Segundo a VW, o Golf VR começa a ser vendido no início de fevereiro, com preço sugerido de R$ 39,99 mil. O Golf Cabriolet só estará disponível em abril.

* "Comprei um Gol 1.000 95. Gostaria de substituir o motor original por outro, de 1.600 centímetros cúbicos (cc). Quero saber o que devo mudar na parte mecânica e na injeção eletrônica."
Marcelo Michelin (Botucatu, SP)
Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, a troca do motor é possível, mas não é viável economicamente. Será preciso substituir o módulo de injeção, fazer alterações na suspensão (reforços para suportar um motor mais forte e pesado) e no câmbio e adequar o novo motor ao sistema de arrefecimento, trocando o radiador. Yoshimura disse ainda que depois de trocar o motor, o veículo deve ser submetido a uma vistoria no Detran para a troca da documentação. Em oficinas especializadas, o serviço custa cerca de R$ 3.500.

* "Gostaria de saber quando será alterada a alíquota do Imposto de Importação para veículos novos estrangeiros."
Fernando Serrano (Maringá, PR)
Resposta
A alíquota de importação que vigora desde o dia 1º de janeiro é de 63%. A partir de 1º de janeiro de 98, a alíquota passa a ser de 49% para carros de passeio e de 45% para picapes e furgões.

* "A revenda Citroën Francecar instalou um protetor de cárter no meu ZX 16V, em fevereiro. Depois de sete meses, a cerca de 60 km/h, o meu carro raspou em uma saliência do piso. O protetor não cumpriu sua função, e o cárter foi perfurado. Para reparar o veículo, a revenda exigiu 19 dias de prazo e a cobrança de R$ 3.144,01."
Marco Antonio Amaral Rezende (São Paulo, SP)
Resposta
A Citroën informou que o veículo do cliente deu entrada na revenda Francecar no dia 9 de setembro, com danos no cárter de óleo do motor, no protetor, no suporte intermediário de fixação do radiador e na tampa do pára-choque dianteiro. Também foi necessário um serviço de funilaria e pintura. Segundo a importadora, a companhia de seguros foi chamada ao local, não sendo constatada a falha do protetor do cárter.

* "Comprei um Escort Hobby, na revenda Ortovel. Após rodar 28.000 km, notei que os pneus traseiros estavam 'carecas'. A revenda informou que o problema estava na falta de alinhamento e que o serviço não constava da garantia. Gostaria de saber se todos os clientes, quando compram um carro 0 km, têm de providenciar o alinhamento do veículo."
Osmar Claudio Roveri (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Ford explica que, antes de o veículo ser entregue, toma todas as precauções para que as rodas estejam alinhadas corretamente. A montadora disse que, no entanto, guias e buracos afetam o alinhamento das rodas. Segundo a montadora, está no manual do proprietário que esses itens não são cobertos pela garantia.

* "Gostaria de saber o nome e endereço para enviar correspondência para o presidente da Volkswagen do Brasil".
José Luiz Carraro (Piraquara, PR)
Resposta
Pierre-Alain De Smedt é o atual presidente da Volkswagen do Brasil. O endereço para correspondência é r. Volkswagen, 291, CEP 04344-900, São Paulo, SP.

* "Tenho um Escort Hobby 95/96. Aos 5.000 km, fui vítima de um acidente. Levei o carro à revenda Vila Nova. O serviço custou cerca de R$ 7.000, pago pela seguradora. Ao retirar o carro, soube que a oficina era terceirizada pela revenda e que a pintura apresentava defeitos. Reclamei também da falta de alinhamento, mas precisei pagar o serviço em uma oficina particular."
Adriane Aparecida Moreira de Souza (São José dos Campos, SP)
Resposta
Segundo a Ford, a concessionária aguarda a cliente para poder reparar o veículo. A montadora informou ainda que o carro foi entregue desalinhado pelo fato de a seguradora não aprovar o serviço.

Em contato com a Folha, a leitora se mostrou insatisfeita com o atendimento da revenda. Informou que não foi contatada pela concessionária e que seu veículo continua com os mesmos defeitos.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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